sábado, 21 setembro 2024

Polícia

25/01/2024 10:23

A+ A-

PF desmantela suposto esquema de espionagem na Abin: atual deputado federal Alexandre Ramagem é alvo

Operação "Vigilância Aproximada" revela investigações sobre monitoramento ilegal de autoridades e cidadãos pela Agência Brasileira de Inteligência.

Atualizado: 25/01/2024 10:26

Redação

A Polícia Federal conduziu uma operação nesta quinta-feira, denominada "Vigilância Aproximada", que visa desmantelar um suposto esquema de espionagem na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A investigação aponta para o monitoramento ilegal de autoridades públicas e cidadãos comuns por meio do uso indevido de ferramentas de geolocalização em dispositivos móveis.

Entre os alvos identificados está o ex-diretor da Abin e atual deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que comandou a agência durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro. Buscas foram realizadas em seu gabinete e apartamento funcional, sendo parte de 21 mandados de busca e apreensão cumpridos em diversas localidades, incluindo Brasília, Juiz de Fora, São João del Rei e Rio de Janeiro.

A operação é um desdobramento da investigação iniciada em outubro de 2023, chamada de "Primeira Milha", que apurava o suposto uso criminoso da ferramenta "FirstMile". Essa tecnologia, desenvolvida pela empresa israelense Cognyte (ex-Verint), teria sido utilizada de maneira irregular pela Abin para monitorar a localização de celulares de diversas categorias de profissionais.

A legalidade dessas práticas de monitoramento está sob questionamento, e a operação também inclui medidas alternativas à prisão, como a suspensão imediata de sete policiais federais supostamente envolvidos no esquema. *( Com inf do  GloboNews e G1)

Carregando Comentários...

Veja também