quinta, 19 setembro 2024

Polícia

há 3 semanas

A+ A-

Polícia Federal desarticula quadrilha de tráfico no Pantanal em operação de grande escala

Quarta ofensiva em um ano contra o tráfico revela novas rotas usadas por criminosos; apreensões incluem quase R$ 1 milhão e uma tonelada de cocaína.

Atualizado: há 3 semanas

Redação

A Polícia Federal (PF) conduziu ontem a Operação Tractus, uma ação significativa contra o tráfico de drogas no Pantanal de Mato Grosso do Sul, marcando a quarta ofensiva contra quadrilhas no bioma em pouco mais de um ano. A operação resultou na apreensão de quase R$ 1 milhão em dinheiro, 800 cabeças de gado, e diversos veículos, além da captura de um foragido e a prisão de dois indivíduos por posse ilegal de armas.

A investigação, que começou em fevereiro do ano passado após a prisão de um suspeito com 163 kg de cocaína, revelou que a quadrilha utilizava fazendas localizadas em áreas alagadiças do Pantanal para armazenar e redistribuir cocaína. A PF destacou que os traficantes estão cada vez mais adotando rotas alternativas e complexas para escapar da fiscalização, evidenciando a adaptação das organizações criminosas às estratégias de combate ao tráfico.

A operação envolveu o cumprimento de 11 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária. Além dos bens apreendidos, foram bloqueadas 13 contas bancárias e sequestrados seis imóveis, incluindo duas fazendas, e 19 veículos. O grupo investigado tinha vínculos com a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e possivelmente adquiria cocaína de países vizinhos produtores do entorpecente.

Essa ação segue um padrão de operações intensificadas no Pantanal, uma região frequentemente utilizada por traficantes devido ao seu isolamento. As investigações revelaram a utilização de rotas fluviais e aéreas, aproveitando as cheias dos rios e a dificuldade de acesso para movimentar drogas para grandes centros urbanos e outros estados brasileiros.

A PF continua a monitorar e desmantelar redes criminosas que exploram a complexa geografia do Pantanal para o tráfico de drogas, com o objetivo de reduzir a influência dessas organizações no território nacional.

 

Carregando Comentários...

Veja também