sexta, 20 setembro 2024

Política

há 4 meses

A+ A-

Proposta de deputado estadual gera debate sobre reserva de vagas para transexuais em Universidade

Atualizado: há 4 meses

Redação

Projeto de Decreto Legislativo 05/2024, apresentado pelo deputado João Henrique (PL), iniciou sua tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta quinta-feira (25), gerando intensa discussão sobre as políticas de reserva de vagas para travestis e transexuais na pós-graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O projeto visa sustar parcialmente os efeitos de resoluções de política afirmativa, argumentando que estas contrariam princípios constitucionais, especialmente o artigo 19, inciso III, que veda distinções entre brasileiros. Para o autor da proposta, é fundamental garantir a igualdade e zelar pelos valores democráticos do país.

As resoluções contestadas incluem a CEPE-UEMS 2.647/2023, 2.363/2021, 2.214/2020 e 2.015/2018, que estabelecem a reserva de vagas para diversos grupos, entre eles travestis e transexuais, nos cursos de pós-graduação "lato" e "stricto sensu" da UEMS.

O Projeto segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), onde será avaliada sua constitucionalidade. Dependendo do parecer, continuará sua tramitação na Casa de Leis, passando por outras comissões e posterior votação em plenário. 

 

Carregando Comentários...

Veja também