sexta, 20 setembro 2024

Política

há 5 meses

A+ A-

Riedel pede atenção de Lula para retomada da fábrica de fertilizantes em visita presidencial em MS

As obras da UFN3 iniciaram-se em 2011, porém foram interrompidas em dezembro de 2014

Atualizado: há 5 meses

Redação

Durante a visita presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva a Mato Grosso do Sul, na manhã de ontem (sexta-feira, 12), o governador Eduardo Riedel (PSDB) aproveitou a oportunidade para pedir uma solução que viabilize a retomada da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3), localizada em Três Lagoas (MS). Riedel enfatizou que a fábrica é de extrema importância para o desenvolvimento não apenas do estado, mas também para todo o Brasil.

As obras da UFN3 iniciaram-se em 2011, porém foram interrompidas em dezembro de 2014, quando a Petrobras rescindiu o contrato com o consórcio vencedor da licitação, alegando descumprimento contratual. Desde então, o futuro da fábrica tem sido objeto de discussões e negociações, envolvendo tanto interesses empresariais quanto questões políticas e legais.

A Petrobras anunciou em 2017 a intenção de vender a UFN3, como parte de sua estratégia de desinvestimento e reorganização de seu portfólio de negócios. No entanto, o processo de venda foi suspenso em 2018 por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que exigiu autorização do Congresso para a privatização de empresas estatais.

Após uma série de reviravoltas legais e negociações, a Petrobras comunicou em 2022 a desistência de vender a UFN3 para o grupo russo Acron, citando dificuldades com aprovações governamentais devido a mudanças no plano de negócios proposto pela empresa. Agora, a estatal está considerando retomar a obra, enquanto o grupo russo aparentemente finaliza as negociações para a compra da fábrica.

 

Carregando Comentários...

Veja também