Teve início oficialmente neste sábado (19), o programa Saúde do Homem e da Mulher Rural em Batayporã, contando com a participação do presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan. A iniciativa tem como objetivo proporcionar atendimento médico especializado à população local, destacando-se por sua abordagem preventiva.
A abertura do programa foi marcada por uma cerimônia na qual Marcelo Bertoni expressou a importância da prevenção em saúde. Ele ressaltou como a conscientização sobre cuidados médicos é frequentemente percebida apenas quando a saúde está fragilizada, enfatizando a necessidade de se agir proativamente para evitar enfermidades. Bertoni também agradeceu a colaboração do Sindicato Rural de Batayporã e da prefeitura, que se uniram para viabilizar o projeto.
O programa Saúde do Homem e da Mulher Rural oferece consultas e exames especializados em áreas como urologia, ginecologia, oftalmologia, dermatologia e pediatria. O intuito é detectar e prevenir doenças, com foco especial no câncer, através do diagnóstico precoce.
Durante toda a semana anterior, o caminhão do programa Sorrindo no Campo esteve presente em Batayporã, oferecendo atendimentos odontológicos à população. O encerramento das consultas odontológicas ocorreu no sábado, em conjunto com o evento de abertura do programa Saúde do Homem e da Mulher Rural.
O presidente do Sindicato Rural de Batayporã, Altamir Fonseca, destacou a importância da parceria entre a Famasul, Senar, Sindicato Rural e prefeitura para a realização do evento. Ele explicou que o programa oferece atendimentos de especialidades médicas que, muitas vezes, não estão disponíveis na região, reforçando o compromisso em melhorar o acesso à saúde no município.
Além de Marcelo Bertoni e Lucas Galvan, a ação de saúde também contou com a presença do vice-prefeito de Batayporã, Cacildo Paião, e da secretária de Saúde do município, Franciele Figueiredo. O evento não apenas demonstrou o engajamento de diversas instituições em prol da saúde rural, mas também reafirmou a importância do cuidado preventivo para garantir o bem-estar da comunidade.