quinta, 19 setembro 2024

Rural

26/08/2023 07:50

A+ A-

Presidente da Famasul participa de debate sobre legislação de supressão vegetal no Pantanal

A discussão foi realizada em Corumbá e destacou o papel fundamental do homem pantaneiro na preservação do Bioma

Atualizado: 26/08/2023 03:48

Redação

Na tarde dessa última sexta-feira (25), o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Corumbá, com o intuito de discutir a criação de uma legislação de supressão de vegetação no Pantanal e ressaltar o papel fundamental do homem pantaneiro na conservação desse ecossistema.

A audiência, proposta pelo vereador Chicão Vianna, teve como título: "A experiência fundamental do homem pantaneiro na formulação de leis cruciais para o desenvolvimento sustentável do Pantanal".

"Nosso estado possui belezas naturais e produtores responsáveis. Graças aos produtores rurais pantaneiros, o Pantanal se mantém preservado há 300 anos. Mesmo com permissões e decretos que poderiam permitir mais intervenções, os produtores mantiveram 85% da vegetação nativa intacta", detalhou Bertoni.

Diante de um auditório lotado de produtores rurais, Bertoni enfatizou a importância de recompensar os produtores pantaneiros que sempre cuidaram do bioma.

O presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson de Barros, fez uma apresentação destacando todos os esforços de conservação realizados pelos produtores pantaneiros. O diretor-tesoureiro da Famasul, Frederico Stella, e o presidente do Sindicato Rural de Miranda e Bodoquena, Massao Ohata, também estiveram presentes na audiência, que se estendeu até a noite de sexta-feira.

A audiência também contou com a presença de representantes de instituições do setor, como o presidente da ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica), Eduardo Cruzetta; o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores de Novilho Precoce, Rafael Gratão; e o presidente da Sodepan (Sociedade de Defesa do Pantanal), Marcelo Rondon.

Além disso, participaram da agenda o vice-prefeito de Corumbá, Dirceu Miguéis; o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro; o prefeito de Miranda, Fábio Florença; e o produtor rural pantaneiro e ex-presidente da ABPO, Leonardo de Barros.

 

Carregando Comentários...

Veja também