terça, 29 outubro 2024

Rural

há 10 meses

A+ A-

Presidente da Famasul toma posse na Frente Parlamentar Invasão Zero em MS

Atualizado: há 10 meses

Redação

Marcelo Bertoni, presidente do Sistema Famasul, assumiu um papel de destaque na Frente Parlamentar Invasão Zero (FPIZ) durante uma cerimônia realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. A FPIZ tem como objetivo propor soluções e monitorar a implementação de políticas públicas para combater invasões de propriedades, tanto em áreas rurais quanto urbanas.

Ao lado de Giovana Zampieri Omena, assessora jurídica da Famasul, que assumiu como representante adjunta da instituição, Bertoni destacou a importância da conciliação na resolução dos problemas. Ele enfatizou que a frente parlamentar busca encontrar caminhos para solucionar a questão das invasões, sem acirrar ânimos.

"Essa frente parlamentar tem um importante papel de conciliação. O recado que precisamos passar é que estamos aqui para achar um caminho que resolva o problema. Não queremos acirrar os ânimos. Quero agradecer imensamente, pelo nosso setor produtivo, essa proposta do deputado Coronel David. Aqui é o caminho e o lugar para pedirmos ajuda de todos os parlamentares", afirmou Bertoni em seu pronunciamento.

A FPIZ, instituída pelo Ato 53 de 2023, surge como uma resposta legislativa à crescente preocupação com invasões de propriedades, um problema que afeta diretamente o agronegócio e a matriz econômica de Mato Grosso do Sul. O deputado Coronel David ressaltou a importância de buscar soluções para proteger o homem do campo, especialmente durante o período de plantio da soja, vital para a economia do Estado.

O acompanhamento da Famasul e dos Sindicatos Rurais revela que mais de 150 propriedades em todo o estado foram invadidas por indígenas, abrangendo 25 municípios. Esses municípios, em sua maioria, são centros importantes de produção agropecuária, gerando emprego e renda para a população. Algumas dessas áreas estão sob invasão há quase três décadas.

A cerimônia contou com a presença de diversos parlamentares, incluindo Antonio Vaz, Jamilson Name, João Henrique, e outros membros da FPIZ. Representantes do setor produtivo, autoridades ligadas à segurança pública e membros do Ministério Público de Mato Grosso do Sul também estiveram presentes, reforçando o compromisso conjunto de buscar soluções para o delicado problema das invasões de propriedades no estado.

Carregando Comentários...

Veja também