quinta, 19 setembro 2024

Transporte e trânsito

31/07/2024 09:28

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Receita de pedágio na MSVia cresce 69,9% após reajuste tarifário

Concessionária da BR-163 registra maior aumento de receita entre as subsidiárias da CCR, impulsionada por alta tarifária e aumento no volume de veículos

Atualizado: 31/07/2024 09:37

Redação

A receita com pedágio na MSVia, concessionária responsável pela BR-163 em Mato Grosso do Sul, registrou um aumento expressivo após o reajuste tarifário de 3,69% em junho deste ano. O volume de veículos também contribuiu para que a MSVia alcançasse a maior receita entre as subsidiárias do grupo CCR no segundo trimestre de 2024.

Com um crescimento de 69,9% em relação ao mesmo período do ano passado, a receita bruta com pedágios saltou de R$ 40,95 milhões para R$ 69,5 milhões, conforme o balanço divulgado pelo grupo CCR nesta quarta-feira (29).

No acumulado do primeiro semestre de 2024, a receita da MSVia também apresentou um aumento significativo de 34,3%, passando de R$ 83,3 milhões no ano passado para R$ 111,8 milhões. Esse desempenho colocou a concessionária no topo do ranking de subsidiárias da CCR em termos de ganho de receita.

Outras subsidiárias da CCR também registraram aumentos, embora em menor escala. A RioSP, responsável pela Via Dutra (BR-116) e pela Rio-Santos (BR-101), teve um incremento de 15,7% no primeiro semestre e de 15,1% no segundo trimestre. Já a AutoBAn, que opera o sistema Anhanguera-Bandeirantes, viu sua receita crescer 14,8% no semestre e 14,4% no segundo trimestre.

A receita com pedágio da MSVia foi favorecida por um aumento de 8,1% no movimento de veículos, o segundo maior crescimento no sistema CCR, ficando atrás apenas da AutoBAn. No primeiro trimestre de 2024, 13.796.457 veículos passaram pelos pedágios da BR-163, contra 12.765.091 no mesmo período do ano passado.

O aumento na tarifa média de pedágio, que passou de R$ 3,20 no segundo trimestre de 2023 para R$ 5 no segundo trimestre deste ano, representando um aumento de 56,3%, também contribuiu para o aumento da receita.

A CCR e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estão em processo de repactuação da concessão da BR-163. A assinatura do novo contrato depende da análise do Tribunal de Contas da União (TCU), pendente desde setembro do ano passado. A ANTT estima que o contrato possa ser assinado em outubro, caso haja a concordância da concessionária com as novas regras de investimento e prazos estipulados pelo TCU, e se a concessão não for arrematada por outros interessados em leilão na bolsa de valores B3.

A expectativa é que, se aprovado, o plano de investimentos na BR-163 ultrapasse R$ 12 bilhões, com R$ 2,5 bilhões aplicados nos primeiros dois anos e o restante ao longo de 35 anos. Entre as obras previstas estão a duplicação de aproximadamente 180 quilômetros entre Bandeirantes e Nova Alvorada do Sul, incluindo o Anel Viário de Campo Grande, além de outros 10 quilômetros em pontos diversos da rodovia.

Receita Bruta de Pedágio (2T23 vs. 2T24):

  • MSVia: R$ 40.953 mil (2T23) para R$ 69.589 mil (2T24) - Variação: +69,9%
  • RioSP: R$ 278.154 mil (2T23) para R$ 320.082 mil (2T24) - Variação: +15,1%
  • AutoBAn: R$ 785.183 mil (2T23) para R$ 898.093 mil (2T24) - Variação: +14,4%
  • RodoAnel Oeste: R$ 96.520 mil (2T23) para R$ 109.692 mil (2T24) - Variação: +13,6%
  • SPVias: R$ 233.716 mil (2T23) para R$ 254.046 mil (2T24) - Variação: +8,7%
  • ViaLagos: R$ 46.595 mil (2T23) para R$ 48.410 mil (2T24) - Variação: +3,9%
  • ViaCosteira: R$ 47.770 mil (2T23) para R$ 47.850 mil (2T24) - Variação: +0,2%
  • ViaOeste: R$ 300.299 mil (2T23) para R$ 298.005 mil (2T24) - Variação: -0,8%
  • ViaSul: R$ 127.299 mil (2T23) para R$ 93.562 mil (2T24) - Variação: -26,5%

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